24 de fev. de 2010

Show folclórico

Numa noite quente
ao som de puxada de rede
registrei para poder rever,
e mostrar para você,
Alinhar à direitavosmecê, vossa mercê
danças tão lindas
como samba de roda
e maculelê

do fogo de chão e da capoeira,
só faltou levantar poeira

todos ficamos eufóricos
diante do show folclórico!
Foto: Jorcenita Alves

23 de fev. de 2010

Itaparica

"E que é que se vê nesta ilha, que no mundo não tem comparação? Nem uma vida, nem duas vidas, nem quatro vidas, nem dezoito vidas bastariam para se aprender tudo o que há na ilha. Sabe-se de gente que está nela faz mais de quarenta ou cinquenta encarnações e, a cada reencarnação, por mais bem vividas que tenham sido as anteriores, o encarnado pode até pensar que já compreende muita coisa, mas, quando fica velho, vê que não compreende quase nada, precisa voltar sabe-se lá quantas vezes - Deus não tem pressa nenhuma, para Ele tudo é ontem, hoje e amanhã, só quem vive dentro do tempo somos nós. Para ficar apenas num exemplo, quem compreende os mangues, todas as suas mutucas, todas as suas locas, todos os seus siris, sururus, caranguejos e aratus? Ninguém, por mais escolado. E assim tudo mais, das pedras enterradas aos bichos voadores, o que se conta sempre podendo ser verdade ou mentira, nada se logrando provar com prova provada mesmo."
Ribeiro, João Ubaldo. Miséria e grandeza do amor de Benedita. p.13

Senti o ar da ilha, bebi água na fonte da bica e acreditem ...
rejuveneci uma vida!

"-Juvenal, meu maioral! (...)
-Deoclécio, meu grande sécio! (...)
-E continuas rei da ladroagem?
-Tanto quantos és rei da sacanagem.
-Que novidade me traz lá de Jaguaripe?
-Tem tanta puta quanto tem Maragogipe.
-Um dia destes trazes uma de lembrança?
-Só se for juntos que fizermos a chibança."

João Ubaldo Ribeiro

22 de fev. de 2010

Desembarcamos dia 03 de fevereiro, no aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, não sentimos a diferença do horário inicialmente, apenas 1 hora (Salvador não tem horário de verão). Arrumo em minutos nossa bagagen no hotel e saio para a rua.
No primeiro dia: Destino turístico - Pelourinho (Centro Histórico), Restaurante do Senac, Ensaio do Olodum (infantil), Elevador Lacerda e mercado Modelo.
No segundo dia: Visita ao Memorial da Mãe Menininha do Gantóis, Casa de Iemanjá, Dique do Tororó, Forte Mont Serrat, Igreja do Bonfim, Memorial irmã Dulce e ao final do dia, degustação de diversos sabores na Sorveteria da Ribeira (mais de 60 sabores).
No terceiro dia: Ilha dos Frades e Itaparica, Exploração no hotel, afinal de contas, ninguém é de ferro.
Quarto dia: Imbassaí, Praia do Forte e Projeto Tamar.
Quinto dia: Santíssima, Forte de São Marcelo.
Sexto dia: Acarajé, + Pelourinho a noite.
Sétimo dia: Pelourinho, Plano Inclinado, Museu do Som, Feira de São Joaquim, Museu de Arte Moderna da Bahia e Farol da Barra.
Nos intervalos entre um passeio e outro, alguns poucos banhos de mar...

19 de fev. de 2010

Cara ou coroa ?

Curioso o discurso do presidente Lula, hoje, sexta-feira, dia 19 de fevereiro de 2010. O que acham?

"Você acha estranho que o Presidente da República esteja andando com um prefeito de um partido e um governador de outro? O Presidente da República, no exercício de suas funções, não tem partido. Não tem amigos ou inimigos. Trata da relação institucional com todo mundo. Da forma mais republicana possível. Acabou o tempo da mesquinharia política em que um governador, por ser de um partido político, ia numa cidade e não se encontrava com o prefeito
por ser de outro partido político. Um Presiente da República ia num estado e não ia visitar o governador ou não conversava com o prefeito por serem de outros partidos políticos. Esse comportamento levou o Brasil a um atraso quase secular. Não é essa a minha postura. Quando os entes federados trabalham juntos, o resultado é extremamente positivo para o povo. Quando a gente permite a mesquinhez política, o prejudicado é o povo. Vocês vão ver na história do Brasil investimento que não foi para uma cidade. Isso no meu governo acabou. Não quero saber para que time torce, que religião frequenta. Tem dinheiro, tem necessidade, vamos atender. Foi isso que fez o Brasil chegar onde chegou. Crescer, se desenvolver e distribuir renda."

17 de fev. de 2010

Folia alternativa

No dia 04/02/2010 rolou na praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho, o ensaio para o trio Carnivalha (Nancy Viégas, Pitty e Radiola).
Rock no carnaval!!!??? não é foda, é diversidade cultural...
....é folia!
é alegria.



Um espetáculo, e um grande dia, em uma grande noite.
Como não consegui postar o meu vídeo, clonei um do youtube...

Trocas


Trocando em graúdos ou miúdos.

14 de fev. de 2010

A Fonte da Bica

O cravinho

Cravo o branco do meu olhar
no terreiro de Jesus,
açoitada pelo sol que seduz.
Pretos velhos, pretos novos,
se misturam ao beleléu
descanso sorvendo cachaça
com cravo, limão e mel.