29 de ago de 2010

Não contem com o fim do livro

O livro entitulado Não contem com o fim do livro de Umberto Eco e Jean-Claude Carrière, trás um importante capítulo: Todos os livros que não lemos.

"Como o marquês de Fuscaldo tornou-se o homem mais sábio de seu tempo? Herdara do pai uma imensa biblioteca, mas ignorava-a solenemente. Um dia, ao abrir um livro por acaso, achou uma cédula de 2 mil liras entre duas páginas. Perguntou-se se o mesmo acontecia nos outros livros e passou o resto de sua vida folheando sistematicamente todos os livros que recebeu de herança. E foi assim que se tornou um poço de saber."

"A pessoa que entra na sua casa pela primeira vez, descobre sua imponente biblioteca e não acha nada melhor para lhe perguntar a não ser: `Você leu todos?`, conheço várias maneiras de responder. Um amigo respondia: `Mais, cavalheiro, mais.
Quanto a mim, tenho duas respostas. A primeira é: `Não. Esses livros são apenas os que devo ler semana que vem. Os que já li estão na Universidade.`A segunda resposta é: `Não li nenhum desses livros. Senão, por que os guardaria?`."
Fica a dica de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário