23 de fev. de 2021

Primaveras

Canção do Exílio - Casimiro José Marques de Abreu  (1839-1860)

"Se eu tenho de morrer na flor dos anos 
Meu Deus! não seja já; 
Eu quero ouvir na laranjeira, à tarde, 
Cantar o sabiá! 

Meu Deus, eu sinto e tu bem vês que eu morro 
Respirando este ar; 
Faz que eu viva, Senhor! dá-me de novo 
Os gozos do meu lar! 

O país estrangeiro mais belezas 
Do que a pátria não tem; 
E este mundo não vale um só dos beijos 
Tão doces duma mãe! 

Dá-me os sítios gentis onde eu brincava 
Lá na quadra infantil; 
Dá que eu veja uma vez o céu da pátria, 
O céu do meu Brasil! 

Se eu tenho de morrer na flor dos anos 
Meu Deus! não seja já! 
Eu quero ouvir na laranjeira, à tarde, 
Cantar o sabiá! 

Quero ver esse céu da minha terra 
Tão lindo e tão azul! 
E a nuvem cor-de-rosa que passava 
Correndo lá do sul! 

Quero dormir à sombra dos coqueiros, 
As folhas por dossel; 
E ver se apanho a borboleta branca, 
Que voa no vergel! 

Quero sentar-me à beira do riacho 
Das tardes ao cair, 
E sozinho cismando no crepúsculo 
Os sonhos do porvir! 

Se eu tenho de morrer na flor dos anos, 
Meu Deus! não seja já; 
Eu quero ouvir na laranjeira, à tarde, 
A voz do sabiá! 

Quero morrer cercado dos perfumes 
Dum clima tropical, 
E sentir, expirando, as harmonias 
Do meu berço natal! 

Minha campa será entre as mangueiras, 
Banhada do luar,
E eu contente dormirei tranqüilo 
À sombra do meu lar! 

As cachoeiras chorarão sentidas 
Porque cedo morri,
E eu sonho no sepulcro os meus amores 
Na terra onde nasci! 

Se eu tenho de morrer na flor dos anos, 
Meu Deus! não seja já; 
Eu quero ouvir na laranjeira, à tarde, 
Cantar o sabiá!"



Meus Oito Anos


Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!

Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras
Debaixo dos laranjais!

Como são belos os dias
Do despontar da existência!
-Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;

O mar é - lago sereno,
O céu - um manto azulado
O mundo - um sonho dourado
A vida - um hino d'amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário