27 de dez. de 2013
Um filme por dia, nos próximos 15 dias.
Pelos meus olhos,roteiro e direção de Icíar Bollaín. "Conta a história de uma mulher que, numa noite de inverno, foge de casa levando consigo somente o filho e poucos pertences. Ela sabe que o marido vai procurá-la e isso a deixa apavorada. Ela é tudo pra ele, é o seu Sol. Ele diz, inclusive, que foi ela que lhe deu seus olhos. Ao longo do filme, as personagens vão revelando um fascinante quadro familiar, através do qual saberemos quem é quem e onde os conceitos de lar, amor e proteção se confundem com inferno, dor e medo." Tema: Violência contra a mulher.
Mutum quer dizer mudo. Direção de Sandra Kogut. "Mutum é um pássaro preto que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo que ele também terá que aprender a deixar..."
Memória para uso diário . Direção, pesquisa e produção, Beth Formaggini ; direção e produção, Roberto Wong. "Nosso fio condutor é Ivanilda, que durante 31 anos procurou nos arquivos sinais do seu marido desaparecido político. Suas idas e vindas se trançam com as ações de militantes e parentes das vitimas da ditadura e da violência policial dos dias de hoje que vão desvelando outros fios pelas ruas e cemitérios clandestinos do Rio. Eles pertencem ao Grupo Tortura Nunca Mais /RJ e interagem entre a lembrança traumática e o esquecimento no trabalho de trazer à tona a memória de fatos recentes, revelando a seletividade da história oficial e de construir uma memória política. Pensam o passado para que se possam libertar o futuro dos fantasmas que ainda nos perseguem no presente."
Persona. Direção Ingmar Bergman. "Uma atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e emudece. Para se recuperar, parte para uma casa de campo, sob os cuidados de uma enfermeira, que a admira e tenta compreender a razão de seu silêncio. Isoladas, as duas mulheres desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional. A antológica seqüência inicial, as atuações viscerais de Bibi Andersson e Liv Ullman, a brilhante direção de Bergman fazem de Persona uma experiência cinematográfica fascinante e inesquecível."
O passado. Direção, Hector Babenco. "O Passado é a história de Rimini, jovem tradutor que termina um casamento de 12 anos com Sofia, sua primeira namorada. A delicadeza com a qual ambos conduzem a separação acaba quando ele começa a namorar Vera, modelo de 22 anos que, ao presenciar Sofia beijando-o a força, morre atropelada. Um ano depois, já refeito, Rimini se casa com Carmen, sua parceira de tradução. Uma amnésia misteriosa, decorrente do trauma da morte de Vera, apaga de seu cérebro o conhecimento de idiomas que ele traduz. Ajudado por Camen, Rimini tenta se adaptar ao papel incômodo de marido dependente. O nascimento do filho, Lucio, o ajuda a reanimar-se. Mas o casamento naufraga quando Sofia, num momento de loucura, seqüestra por algumas horas o bebê do casal depois de atrair Rimini para um hotel de encontros. Rimini nunca mais terá autorização para aproximar-se do filho e da ex-mulher."
A profecia celestina. Direção, Armand Mastroianni ; produção Barnet Bain ... [et al.]."Em 1993, Jemes Redfield publicou "A Profecia Celestina", que vendeu mais de 25.000.000 de cópias em todo o mundo até hoje. Desse Best-Seller surge uma magnífica produção de Hollywood, um romance cheio de ação e revelações. No filme, o espectador mergulha na heróica missão do autor, em sua jornada espiritual rumo ao Peru, buscando compreender o significado contido em nove manuscritos. Assim como no livro, do entendimento dessas mensagens brotam caminhos que levam ao futuro evolutivo de toda a humanindade, agora disponíveis a um público ainda maior, em DVD.."
Carandiru. Produzido e dirigido por Hector Babenco."Carandiru foi o 4º filme mais visto no Brasil em 2003, levando mais de 4 milhões de pessoas aos cinemas. O longa conta a história de um médico que realiza um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Mas, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver. Merece atenção, sobretudo, a polêmica abordagem da intervenção policial que matou 111 presos em 1992 e que ficou conhecida como "O Massacre do Carandiru"."
Eclipse. Direção, Michelangelo Antonioni ; produção, Raymond Hakim e Robert Hakim. "Um dos filmes essenciais dos anos 60, O Eclipse é a última parte da célebre "trilogia da incomunicabilidade" do mestre Antonioni (A Noite). Logo após terminar com o namorado, Vittoria (Monica Vitti) conhece Piero (Alain Delon), um jovem operador da bolsa de valores. Apaixonados, iniciam um conturbado romance pelas ruas de Roma."
O tempo e o vento. "E assim, cortaram campos, atravessaram banhados, passaram rios em busca de uma nova vida. Agora, Ana Terra tinha certeza de que queria viver: para ver o filho crescer, conhecer os filhos do seu filho e, se Deus ajudasse, talvez os filhos do filho do seu filho. Uma nova família começará com ela: os Terra Cambará.
Morre o Capitão. Mas sua lenda fica. Seus descendentes imbuídos do ímpeto, da valentia e da grandeza do Capitão constituirão a dinastia Terra Cambará. O Brasil se torna um país republicano, suas fronteiras delimitadas e é abolida a escravidão. O sangue do desconhecido Capitão Rodrigo não foi derramado em vão."
Sangue no gelo. Direção de Scott Walker "O detetive Jack Halcombe (Nicolas Cage) está investigando os crimes de Robert Hansen (John Cusack), um serial killer que, há 13 anos, tem espalhado terror pelas ruas da cidade de Anchorage, no Alaska. Hansen só faz vítimas do sexo feminino. Ele já sequestrou mais de 20 mulheres e as deixou na mata, só pelo prazer doentio de caçá-las. Cindy Paulson (Vanessa Hudgens), uma jovem de 17 anos, consegue escapar das garras de Hansen e resolve ajudar o detetive Halcombe a prender o assassino."
26 de dez. de 2013
Um livro por dia, nos próximos 30 dias.
"Levamos ele pro mar, segurando suas mãos, pra passar confiança. Ele tampou o nariz e botou só um cadinho do rosto dentro d'água. Ninguém riu. Nenhum de nós acha bom rir do medo que o outro tem e que a gente nem medo tem, porque há medos que os outros nem sabem que temos.
Complicado, não é?
É. Falar sobre medo é sempre complicado. Tenho os meus. Não sou assim, tão Valentina." Hermes Bernardi Jr.
1- BERNARDI JÚNIOR, Hermes. Conchas. 1. ed. Porto Alegre: EDELBRA, 2012. 54 p.
Rogério Rosenfeld conta-nos neste livro a história da descoberta do bóson de Higgs e toda a aventura científica que levou á descoberta. "Quem sabe sabe que não sabe Porque sabe que ninguém sabe E quem não sabe Não sabe porque ninguém sabe." Luiz Tatit e Itamar Assumpção.
2- ROSENFELD, Rogério. O cerne da matéria: a aventura científica que levou à descoberta do bóson de Higgs. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. 212 p.
3- O amor é vermelho "...E porque sabe que é feito de finais
O amor nunca começa
ou se perde no momento em que inicia
O amor vicia". (VARGAS, 2005)
4 - ROMERO, Sílvio. A princesa que dormia. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, [1996]. 71 p.
5 - VARGAS, Suzana. Caderno de outono e outros poemas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1997. 155 p. ISBN 85-85869-12-7
URBANA II
"Que sentimento me empurra
por janeiro e o ano inteiro?
Que cavalos, que forças indizíveis
me lançam para a frente e para a frente?
De tão apressada engulo.
não mastigo minha sorte.
Não sei se é sede de vida
ou avidez pela morte."
6 - GOMES, Laurentino. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil. São Paulo: Planeta, 2007. 414 p. ISBN 978-85-7665-320-2.
7 - MOURA, Sandra; PINTO, José Nêumanne (Coord.). Os cem melhores poetas brasileiros do século. São Paulo: Geração, 2001. 324 p.
8- MORICONI, Italo (Org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 350 p.
21 de dez. de 2013
A sala dos 13 sonhos
Aqui, uma foto dos meus queridíssimos afilhados: Primeira turma de formandos do ensino médio da E.E.E. Médio Nossa Senhora da Esperança. Há aproximadamente 3 anos que não estou mais lá (atualmente estou lotada na Escola Rosário) e, mesmo assim, fui agraciada pelo convite para ser Paraninfa. Fiquei muito feliz. Estou feliz. Serei eternamente feliz. A seguir, discurso que fiz em alguns minutos, o mesmo está disponível para ser socializado. Nada é meu, a inspiração foi dos queridos afilhados e leituras que fiz, faço, refaço, "transfaço" mas não desfaço.Excelentíssimo Sr. Roque Kreutz, diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança. Demais autoridades. Senhoras e Senhores. Boa Noite.
Meus queridos afilhados, sinto-me honrada pela oportunidade que vocês me concederam de estarmos juntos neste dia de comemoração. Foram anos em salas de aulas, desde as primeiras letras auxiliadas pelas mãos de hábeis professoras até as complicadas abordagens no final do Ensino Fundamental e durante o Ensino Médio. Muitos foram os que se perderam no caminho, mas vocês estão aqui, desafiaram o tempo e o espaço. São vitoriosos! Meus parabéns.
O pregador Eclesiastes falando sobre o tempo, afirmava haver para todas as coisas, um tempo determinado. O tempo hoje é de comemoração, de alegria, de regozijo.
A maioria das pessoas afirma que o bem supremo do homem é a felicidade. Quando o jovem Karl Marx realizava seu exame final de língua alemã no Ginásio de Treves, seu professor mandou-o dissertar sobre o tema: “Reflexões de um jovem a propósito da escolha de uma profissão”. Marx desenvolveu ali duas ideias que deveriam acompanhá-lo por toda a vida. A segunda, era a ideia de que existem obstáculos e dificuldades que fazem com que a vida das pessoas se desenvolva em parte sem que elas tenham condições para determiná-las, mas a primeira era a de que o homem feliz é aquele que faz os outros felizes; a melhor profissão, portanto, deve ser a que proporciona ao homem a oportunidade de trabalhar pela felicidade do maior número de pessoas. Felicidade é doar os dons que recebeu. A felicidade só existe se for compartilhada, portanto precisamos viver com os outros, para os outros, e nos posicionarmos por algo maior que nós mesmos. A vida é uma recíproca troca.
“Tudo que conquistamos se torna mais valioso se compartilhado com pessoas especiais que de alguma forma foram fundamentais para o nosso sucesso”
Alguns sociólogos afirmam que a natureza nos fez bons, outros que nos tornamos bons pelo hábito, outros ainda pela instrução. Os dotes naturais, evidentemente, não dependem de nós; quanto as palavras e a instrução, receamos que elas não sejam eficazes em relação a todas as pessoas, mas que "a alma de quem aprende deve primeiro ser cultivada por meio de hábitos que induzam quem aprende a gostar e a desgostar acertadamente à semelhança da terra que deve nutrir a semente".
Que eu, nós, vocês, principalmente vocês queridos afilhados possam cultivar a semente do hábito. O velho oráculo não cansa de lembrar-nos: “pensamento gera ação, ação gera hábito, hábito gera caráter e caráter gera o destino”. Somos responsáveis por nosso destino.
Eu pensava que o futuro era algo estático, sólido, fixo, hermético, descobri que tudo é fluido. Você pode sonhar grande ou sonhar pequeno. Os caminhos são infinitos, os resultados incertos. As falhas e obstáculos no caminho são necessários para nossa aprendizagem. Há pouco aprendizado no sucesso. O importante é que cada adversidade , torne-se um estímulo, que cada insucesso uma lição de vida, que cada vitória e conquista um impulso para ir mais longe em busca de novos sonhos.
As partículas atômicas tem comportamento dual: ora onda, ora partícula. 99,9% do átomo é vazio e onda, só 1% é matéria (isso significa que o tudo é quase nada, mas é um nada inteligente). Não há lugar, não há tempo, há apenas os limites da nossa consciência, portanto, sejam audaciosos, sejam sonhadores, sejam criativos, sejam persistentes, e acima de tudo sejam muito dedicados.
“A vida precisa se tornar uma dedicação, somente então haverá sentido. O sentido vem através da dedicação, e quanto maior o objeto de dedicação, maior será o sentido”.
Todos sabemos que nosso medo mais profundo não é o de não sermos bons o suficiente. “Nosso medo mais profundo é o de sermos poderosos além das medidas. Por isso nos perguntamos quem somos para nos considerarmos brilhantes, maravilhosos, talentosos e fabulosos. Na verdade quem não somos? Estamos todos aqui para irradiar como fazem as crianças, e à medida em que deixamos a nossa luz brilhar, inconscientemente, damos aos outros permissão para que brilhem também.”
Para que isso ocorra, reitero 3 conselhos primordiais e incansavelmente falado em sala de aula por todos os colegas professores que deverão ser considerados de agora em diante: 1º conselho: estudem, 2º conselho: estudem, 3º conselho: estudem. Nunca parem de estudar, de ler, de aprender, de se movimentar, pois “quem não se movimenta não sente as correntes que o aprisionam”. Estamos em constante movimento, "nada é permanente, exceto a mudança".
Állivan sempre brincalhão e um excelente atleta, Angélica muito dedicada e participativa, Darlen atencioso e prestativo, Etiane esforçada e responsável, Jacson sempre muito atento e querido por todos, Karina foi voltou, ficou para fazer parte do terceirão, Julia esforço recompensado, Larissa atenciosa, estudiosa, Lucas sempre presente e um ótimo amigo, Maiara esforçada, querida, prestativa e muito ativa, Natália sempre disposta a colaborar, Rafaela quietinha e muito dedicada, Tassiani esforçada, responsável e de iniciativa.
Meus queridos afilhados da “sala dos 13 sonhos”, lembrem-se de que o sonho de ontem é a esperança de hoje e a realidade de amanhã.
Eduardo Galeano já dizia: “Somos o que fazemos, mas somos principalmente aquilo que fazemos para mudar o que somos”, lembrem-se do passado, valorizem o presente e apostem/sonhem com o futuro, porque afinal, os melhores anos de suas vidas ainda estão por vir. Adoro vocês.
9 de dez. de 2013
RNP - Rede Nacional de Pesquisa
As informações sobre os serviços disponibilizados pela RNP encontram-se consolidadas no Catálogo de Serviços da RNP, estando os mesmos classificados da seguinte forma: Comunicação e Colaboração, Disponibilização de Conteúdos Digitais, Gestão de Identidade, Hospedagem Estratégica e Suporte à Rede Acadêmica. O site para acesso ao catálogo é: http://portal.rnp.br/web/servicos
Assinar:
Postagens (Atom)