27 de dez. de 2013

Um filme por dia, nos próximos 15 dias.

Pelos meus olhos,roteiro e direção de Icíar Bollaín. "Conta a história de uma mulher que, numa noite de inverno, foge de casa levando consigo somente o filho e poucos pertences. Ela sabe que o marido vai procurá-la e isso a deixa apavorada. Ela é tudo pra ele, é o seu Sol. Ele diz, inclusive, que foi ela que lhe deu seus olhos. Ao longo do filme, as personagens vão revelando um fascinante quadro familiar, através do qual saberemos quem é quem e onde os conceitos de lar, amor e proteção se confundem com inferno, dor e medo." Tema: Violência contra a mulher.
Mutum quer dizer mudo. Direção de Sandra Kogut. "Mutum é um pássaro preto que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo que ele também terá que aprender a deixar..."
Memória para uso diário . Direção, pesquisa e produção, Beth Formaggini ; direção e produção, Roberto Wong. "Nosso fio condutor é Ivanilda, que durante 31 anos procurou nos arquivos sinais do seu marido desaparecido político. Suas idas e vindas se trançam com as ações de militantes e parentes das vitimas da ditadura e da violência policial dos dias de hoje que vão desvelando outros fios pelas ruas e cemitérios clandestinos do Rio. Eles pertencem ao Grupo Tortura Nunca Mais /RJ e interagem entre a lembrança traumática e o esquecimento no trabalho de trazer à tona a memória de fatos recentes, revelando a seletividade da história oficial e de construir uma memória política. Pensam o passado para que se possam libertar o futuro dos fantasmas que ainda nos perseguem no presente."
Persona. Direção Ingmar Bergman. "Uma atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e emudece. Para se recuperar, parte para uma casa de campo, sob os cuidados de uma enfermeira, que a admira e tenta compreender a razão de seu silêncio. Isoladas, as duas mulheres desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional. A antológica seqüência inicial, as atuações viscerais de Bibi Andersson e Liv Ullman, a brilhante direção de Bergman fazem de Persona uma experiência cinematográfica fascinante e inesquecível."
O passado. Direção, Hector Babenco. "O Passado é a história de Rimini, jovem tradutor que termina um casamento de 12 anos com Sofia, sua primeira namorada. A delicadeza com a qual ambos conduzem a separação acaba quando ele começa a namorar Vera, modelo de 22 anos que, ao presenciar Sofia beijando-o a força, morre atropelada. Um ano depois, já refeito, Rimini se casa com Carmen, sua parceira de tradução. Uma amnésia misteriosa, decorrente do trauma da morte de Vera, apaga de seu cérebro o conhecimento de idiomas que ele traduz. Ajudado por Camen, Rimini tenta se adaptar ao papel incômodo de marido dependente. O nascimento do filho, Lucio, o ajuda a reanimar-se. Mas o casamento naufraga quando Sofia, num momento de loucura, seqüestra por algumas horas o bebê do casal depois de atrair Rimini para um hotel de encontros. Rimini nunca mais terá autorização para aproximar-se do filho e da ex-mulher."
A profecia celestina. Direção, Armand Mastroianni ; produção Barnet Bain ... [et al.]."Em 1993, Jemes Redfield publicou "A Profecia Celestina", que vendeu mais de 25.000.000 de cópias em todo o mundo até hoje. Desse Best-Seller surge uma magnífica produção de Hollywood, um romance cheio de ação e revelações. No filme, o espectador mergulha na heróica missão do autor, em sua jornada espiritual rumo ao Peru, buscando compreender o significado contido em nove manuscritos. Assim como no livro, do entendimento dessas mensagens brotam caminhos que levam ao futuro evolutivo de toda a humanindade, agora disponíveis a um público ainda maior, em DVD.."
Carandiru. Produzido e dirigido por Hector Babenco."Carandiru foi o 4º filme mais visto no Brasil em 2003, levando mais de 4 milhões de pessoas aos cinemas. O longa conta a história de um médico que realiza um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Mas, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver. Merece atenção, sobretudo, a polêmica abordagem da intervenção policial que matou 111 presos em 1992 e que ficou conhecida como "O Massacre do Carandiru"."
Eclipse. Direção, Michelangelo Antonioni ; produção, Raymond Hakim e Robert Hakim. "Um dos filmes essenciais dos anos 60, O Eclipse é a última parte da célebre "trilogia da incomunicabilidade" do mestre Antonioni (A Noite). Logo após terminar com o namorado, Vittoria (Monica Vitti) conhece Piero (Alain Delon), um jovem operador da bolsa de valores. Apaixonados, iniciam um conturbado romance pelas ruas de Roma."
O tempo e o vento. "E assim, cortaram campos, atravessaram banhados, passaram rios em busca de uma nova vida. Agora, Ana Terra tinha certeza de que queria viver: para ver o filho crescer, conhecer os filhos do seu filho e, se Deus ajudasse, talvez os filhos do filho do seu filho. Uma nova família começará com ela: os Terra Cambará. Morre o Capitão. Mas sua lenda fica. Seus descendentes imbuídos do ímpeto, da valentia e da grandeza do Capitão constituirão a dinastia Terra Cambará. O Brasil se torna um país republicano, suas fronteiras delimitadas e é abolida a escravidão. O sangue do desconhecido Capitão Rodrigo não foi derramado em vão."
Sangue no gelo. Direção de Scott Walker "O detetive Jack Halcombe (Nicolas Cage) está investigando os crimes de Robert Hansen (John Cusack), um serial killer que, há 13 anos, tem espalhado terror pelas ruas da cidade de Anchorage, no Alaska. Hansen só faz vítimas do sexo feminino. Ele já sequestrou mais de 20 mulheres e as deixou na mata, só pelo prazer doentio de caçá-las. Cindy Paulson (Vanessa Hudgens), uma jovem de 17 anos, consegue escapar das garras de Hansen e resolve ajudar o detetive Halcombe a prender o assassino."

Nenhum comentário:

Postar um comentário