15 de abr. de 2009

Á - fri - ca !

O continente africano ocupa o segundo lugar em extensão no planeta Terra.
Estima-se que se encontrem no continente africano várias reservas de minerais e metais não exploradas, assim como petróleo e gás. O continente africano é o mais quente, tendo desertos abrasadores (Saara o maior deserto), densas florestas tropicais e extensas savanas.As dunas mais altas do mundo estão no continente africano.
O continente africano é o maior produtor de poeira do mundo .
Na África encontramos um dos maiores rios do mundo: o Nilo, com 6650 quilômetros de comprimento. Nasce simultaneamente em Uganda e na Tanzânia, atravessa Sudão e Egito e desemboca no Mar Mediterrâneo. Devido aos aclives as hidrovias são praticamente inexistentes. Principais rios: Nilo (6.695 km), Niger (4.184 km), Zambeze (2.750 km) e Rio Congo-Zaire (4.600 km).A África é um continente que abriga 50 países, a população é de aproximadamente 970 milhões de habitantes e um dos lugares com maior biodiversidade do mundo.
Pelo menos cinco países da África falam o português:
Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Das famosas “Sete Maravilhas do Mundo” seis não existem mais.
Exceto a Pirâmide de Gisé, construída à margem do rio Nilo, no Egito,
pelo faraó Quéops, há cerca de 4.560 anos. ***

Conhecido pela sua grande juba e seu porte atlético, o leão é o maior felino que existe, podendo pesar até 250 quilos.

Abará, acarajé, efó e vatapá, são pratos da culinária baiana cujos nomes têm origem na língua dos iorubás – povo africano do sudoeste da Nigéria. Muitos foram trazidos para o Brasil como escravos e, influenciaram nossa cultura.

A África, por se tratar de um continente de clima tropical, salvo algumas regiões, recebe grande insolação, possui temperatura elevada devido à sua localização geográfica, pois está próxima à linha do Equador e do Trópico de Câncer e de Capricórnio. Essa é um dos continentes de maior biodiversidade do mundo, esse fato é proveniente da quantidade de energia (calor) que favorece o desenvolvimento de matéria orgânica gerada pela decomposição de plantas, se tornando propício à germinação de variadas espécies de vegetais, a partir daí habitam nessas plantas insetos e microorganismos que vão propagar a própria existência da flora, além de compor a cadeia alimentar, pois servem de alimentos para os animais maiores.

No contexto social e cultural, o continente africano apresenta uma diversidade muito grande, conta com cerca de 600 povos e 300 línguas distintas (árabe, inglês, francês, português ...), além de uma infinidade0000 de religiões nativas ou introduzidas.
O continente africano é regionalizado e/ou dividido em África Islâmica, situada ao norte, e a África Subsaariana, situada ao sul, a diferença básica está na religião, sendo a primeira Islamita e a segunda Animista (candomblé, umbanda, magia negra etc.) que são religiões nativas.
Alguns dos povos do continente africano viviam e ainda vivem na cultura da oralidade.
Em alguns países do continente africano a Internet é a mais rápida do mundo....***mas não tem energia***

Um comentário:

  1. Interessante esta postagem...

    Cultura é com a Jorce
    e a história fica com a Nita!!!

    bjs

    ResponderExcluir