10 de abr. de 2009

Feliz Páscoa !

'..e a quem não ensinardes a voar
ensinai-lhe...a cair mais depressa'
Nietzsche
Hoje farei uma pequena ceia aqui em casa, com convidados prá lá de especiais. Busquei no HD de minha memória um poema do Neimar de Barros para recitar durante o jantar, que havia decorado quando era pequena (é claro que ainda não cresci), pois bem, acho que ainda sei de cor...

Um santo sonho!

Peguei uma toalha enorme e cobri a mesa
Coloquei 12 copos e garrafas de vinho
12 pratos e talheres até de sobremesa
guardanpos, caprichei, fiz com carinho.

Na cozinha estavam prontos arroz e feijão
também havia peixe em uma grande travessa
2 saladas: uma de alface, outra de agrião
comida pobre, simples, mas comida à beça

E quando estava perto do momento da ceia
lavei as mãos na pia e tirei o avental
Olhei o relógio na parede: eram onze e meia
Minha casa humilde ia receber o pessoal

Foram chegando Simão, João, Mateus, Tadeu e André
Filipe, Tiago, Pedro e Bartolomeu
Chegou meio desconfiado o sempre e bom Tomé
E em seguida Tiago filho de Alfeu

Os 12 entraram e com certo espanto notaram
o que na entrada não haviam visto...
Uma figura conhecida sorria em um canto
Alto e de cabelos longos...era...era Cristo

Os 12 sentaram, comecei a servir
Neguei quando perguntaram se queria ajuda
Foi aí que bateram a porta com insistência
Fui abrir...era Iscariotes...era Judas

Eu o mandei esperar e voltei até a cozinha
Peguei alguma coisa e embrulhei com rapidez
Dei-lhe e mandei dar umas voltinhas
Cristo balançou a cabeça reprovando-me desta vez

Os onze quiseram saber o quê eu dera a Judas Iscariotes!
O que era? O que era?
Cristo sem aguentar sorriu,
Explicou que eu nasci no Brasil

E como bom brasileiro eu dera a Judas um certo dinheiro
para sair de finiiiiinhooooo !!!!
30 moedas, para esquecer a rua e a vila
e deixar Cristo e os apóstolos em uma ceia tranquila.

______________________________
Hoje não terei 12 discípulos
Serão apenas 2 ou 3 amigos
E nossa conversa será:
talvez profana,
talvez política...

não comeremos peixe
prometi carreteiro ....
mas acabaremos em PIZZA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário