12 de mar. de 2009

12 de março : Dia do Bibliotecário

Semana de Ciência da Informação comemora o Dia do Bibliotecário

A 1ª Semana de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) comemora hoje o Dia do Bibliotecário. Em alusão à data serão ministradas palestras com duas profissionais da área, sendo as palestrantes Jorcenita Alves Vieira, bibliotecária do setor de periódicos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e Ana Glenyr de Godói Umpierre, coordenadora das Bibliotecas do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). A primeira irá abordar as experiências profissionais, teoria e prática, a partir das 8h30min, e Umpierre discutirá o tema "Quando eu crescer quero ser bibliotecário!" para marcar a data comemorativa.
Promovido pela Coordenação e pelo Diretório Acadêmico do curso de Biblioteconomia, em parceria com o Núcleo de Informação e Documentação da Furg (NID), a Associação Riograndense de Bibliotecários e o Conselho Regional de Biblioteconomia, o evento reúne mais de 100 pessoas desde a terça-feira, 10, no Auditório da Proplan, no Campus Carreiros.
Em sua primeira edição, a Semana de Ciência da Informação prestará homenagem aos professores Manoel Frölich Henrique e Enriqueta Graciela Dorfman pelo tempo dedicado ao ensino na Furg.
Palestrante no primeiro dia, o coordenador do curso de Biblioteconomia, Fabiano Couto Corrêa da Silva, divulgou o projeto "Furg Multigrupos" para a formação de uma rede social de grupos acadêmicos de interesse. A proposta do curso de Biblioteconomia foi contemplada no âmbito do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e deve envolver seis bolsistas de mestrado e dois de doutorado na criação de um repositório digital de informações que funcionará como banco de dados para a produção acadêmica da Furg, servindo de vitrine para os trabalhos científicos. A previsão é que até o final do ano seja criado um protótipo.
Hoje as atividades se iniciam às 8h30min com a palestra de Luciano Maciel Ribeiro, professor e coordenador do curso de Sistemas para Internet da Faculdade Anhaguera do Rio Grande, com o tema "Importância da tecnologia da informação na gestão estratégica da informação". Na sequência da programação, seguem as palestras de Leonardo Emmendorfer, professor e coordenador do curso de Sistemas da Informação da Furg, quando irá ministrar o tema "Aplicando técnicas de mineração de dados em ambientes corporativos".
O fechamento do evento no dia de hoje será com representantes dos Órgãos de Classe, Ligia Beheregaray, membro da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários (ARB), Andréa Beneduzzi e Angélica Miranda, do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB), e o show acústico com Alexandre Pereira e Richard Furtado, integrantes da Banda K-zulo.

Fonte: http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19&noticia=63197


Divulgação proposta pela colega, amiga, profissional e professora da Furg, Angélica Conceição Dias Miranda.

Colegas
A FURG com o apoio do CRB 10ª Região, Associação Riograndense de Bibliotecários e outras instituições, veiculará
nesse dia 12 de março:
- ônibus da Empresa Noiva do mar com cartazes internos;
- Homenagem no Jornal Diário Popular www.jornaldiariopopular.com.br , que circula em Rio Grande, Pelotas, interior do RS e capitais;
- Homenagem no Jornal Agora www.jornalagora.com.br - circulação local - em Rio Grande e São José do Norte;
- Entrevistas de Bibliotecários e professores nos jornais acima citados, na RBS TV local, TV Mar, Rádio Universidade entre outros veículos de comunicação;
- Semana com palestras na FURG http://semanabibliotecario.wikidot.com/
Desta forma solicitamos a divulgação.
Angélica

Nenhum comentário:

Postar um comentário