23 de nov. de 2008

Morte em Veneza

Ontem, experiência "Segredo" tranquilex e never more. Hoje assisto 3 filmes: "Estrela solitária" que não me diz muito, "13 dias que abalaram o mundo", que pouco me abalou e "Morte em Veneza!" que tremendamente me excitou e meu espírito saltou HauehuaHheua!!!!
____________ *** ____________
"A abertura pela qual escorre a areia é tão pequena que, a primeira vista, parece que o nível na parte superior nunca se altera. Aos nossos olhos, parece que a areia escoa apenas...apenas no final. E até que isso aconteça não vale a pena pensar a respeito....Até o último instante quando não há mais tempo...Quando não resta mais tempo para pensar a respeito.
____________ *** ____________
A beleza nasce espontaneamente...preexiste a nossa presunção de artista. A realidade apenas nos distrai e degrada. A criação da beleza e da pureza é um ato espiritual. Não é possível alcançar o espírito através dos sentidos. É somente através do absoluto controle dos sentidos que se pode algum dia, alcançar sabedoria, verdade e dignidade humana.
Sabedoria? Dignidade humana? Para que servem?
O gênio é uma dádiva divina. Não! Uma aflição divina. Uma chama breve e pecaminosa de dons naturais. O mal é necessário, é o alimento da genialidade."
____________ *** ____________
A arte é a fonte mais elevada de educação e o artista tem que ser um exemplo - modelo de equilíbrio e força. Ele não pode ser ambíguo.
+ a arte é ambígua!
E a música é a mais ambígua de todas as artes. É a ambiguidade transformada em ciência, é uma série completa de combinações matemáticas insuspeitadas e inesgotáveis. Um paraíso de duplos sentidos, com os quais você, mais do que ninguém diverte-se ruidosa e confortavelmente.
____________ *** ____________
Isso não é vergonha, é medo. A vergonha é uma angústia espiritual à qual você está imune, porque você é imune ao sentimento. Você é um homem que se esquiva, que se desagrada, que mantém distâncias. Teme o contato direto e sincero com o que quer que seja! Devido aos seus rígidos padrõs morais...quer que seu comportamento seja tão perfeito quanto sua música! Cada escorregão é uma catástrofe, resulta em irreparável contaminação! Estar em dívida com seus próprios sentidos por uma condição irremediavelmente corrompida e doentia.
____________ *** ____________
Pureza de forma! Perfeição! A abstração dos sentidos!
Tudo se foi! Nada restou ! Nada !
A sua música nasceu morta, e você está desmascarado.
____________ *** ____________
A mediocridade é o que existe na base daquilo que agrada a todos."

http://br.youtube.com/watch?v=n2UYct17bFw Eis uma coisa que preciso aprender, colocar vídeo com imagens...

São algumas frases tiradas do filme para reflexão... Conde Luchino Visconti di Machone, herdeiro do duque de Milão (Visconti, Fellini e Antonioni) + Thomas Mann em, "Morte em Veneza."

Nenhum comentário:

Postar um comentário